Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.
A maioria dos ideais políticos modernos como justiça, a liberdade, o governo constitucional, surgiu na Grécia antiga. Foram os gregos os pioneiros a lançar as sementes da idéia democrática, que, conservadas pelos filósofos da idade média, frutificaram na modernidade.Com efeito, apenas integrantes de um demos (município), dirigido por um demarca participavam da política. Daí a expressão democracia, que significa governo de demos. Outro ponto a ser considerado que o grande número de escravos existentes em Atenas permitia que o tempo do cidadão dedicado a política fosse quase integral.
Aristóteles, costumava afirmar que todo e qualquer trabalho manual devia ser executado por escravos, de forma que os cidadãos pudessem dispor de seu tempo para as atividades políticas.Os escravos gregos realizavam serviços manuais e eram tratados de forma benigna, podendo alcançar sua libertação em face de bons serviços prestados aos seus proprietários. O próprio Estado podia ter escravos, os quais exerciam funções menos significativas.Convém esclarecer que a noção de Estado tida hoje não existia na Grécia Antiga. Sequer existia a noção da diferença entre Estado e Sociedade, até porque a sociedade era o próprio Estado.a democracia ateniense era a democracia direta.
Os cidadãos reuniam-se em Assembléia, na Ágora (praça pública), para deliberar sobre os assuntos mais diversos. Na Ágora, todos podiam expressar seus pensamentos (liberdade de expressão). O direito à voz era de todos os cidadãos. Os cidadãos, aqueles que podiam participar da vida política da Polis restrigiam-se a um pequeno grupo de pessoas, mais precisamente, aos homnes livres. Mulheres, escravos, prisioneiros e estrangeiros não podiam participar da vida política.Por um outro lado, a existência da escravidão em Atenas era o que permitia ao homem livre ocupar-se somente da vida política. Isso implica dizer que a democracia grega existia graças à escravidão.O homem grego com uma forte consciência política, via no Estado sua razão de existir, por isso sentia necessidade de integrar-se na vida política( fonte wikipedia).
NO BRASIL em 2011 - Constituição brasileira de 1988( ainda vigente em alguns aspectos ).
Na grécia eram poucos escravos de muitos políticos(cidadãos) com condições pre determinadas para liberdade.
Hoje vivemos uma democracia ireal, somos muitos escravos(cidadãos) de poucos políticos( os mesmos ) e com incerteza de libertação, pois está incutida na mente popular que a politica é suja, a politica é igual a corrupção e as pessoas honestas e ignorantes dizem que "não gostam da politica."
Veja o texto abaixo é a constituição, não parece mas é !
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se emEstado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
V - o pluralismo político( partido dos aliados do governo e uns dois ou três fora )
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida? liberdade? igualdade? segurança e a propriedade? nos termos seguintes:
IV - é livre a manifestação do pensamento? sendo vedado o anonimato;
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política? salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa? fixada em lei;
IX - é livre a expressão da atividade intelectual? artística? científica e de comunicação? independentemente de censura ou licença?( todos os dias em todo o Pais o Estado usa a Policia Federal, estadual e "AGENCIA" anatel para oprimir e fechar rádios e tvs comunitárias )
Art. 220º A manifestação do pensamento? a criação? a expressão e a informação? sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição? observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política! ideológica !e artística