Seminário na Fronteira Sul debate Agricultura Familiar como estratégia de Desenvolvimento Econômico e Social sustentável
Acontecerá no próximo dia 29 de setembro um grande seminário sobre a realidade da Fronteira Sul, seu desenvolvimento e dificuldades com os longos períodos de estiagem. A demanda foi apresentada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra que ressaltam ainda a má qualidade de vida dos assentamentos na região.
Quem está coordenando o evento é o Ministério da Integração Nacional em parceria com o gabinete do Deputado Federal Marcon (PT-RS), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o Fórum de Desenvolvimento regional da Medate Sul.
O seminário, que tem por título: Agricultura Familiar como estratégia de Desenvolvimento Econômico e Social sustentável, (Limites, potencialidades e possibilidades da metade sul).
O Deputado Marcon relatou que durante os dias do recesso parlamentar, no mês de julho, esteve visitando os assentamentos da Fronteira Sul e viu as dificuldades que estes agricultores enfrentam no seu dia-a-dia. “São muitas famílias que não tem água para beber em suas casas e precisam caminhar quilômetros para conseguir água para beber. Essa situação se agrava na seca, onde a maioria depende de carros pipa para o abastecimento de água. Se em tempos de chuva as pessoas tem esta dificuldade, tudo se multiplica na seca onde os animais morrem de sede e falta de comida e as lavouras secam, não restando mais nada”, contou o parlamentar. Ele ainda complementou, “esta é uma terra fértil e o povo trabalhador, precisa de investimento, de assistência técnica, de projetos que viabilizem o desenvolvimento social e econômico de toda esta região”.
Para este evento, estão confirmadas as presenças de oito ministérios e órgãos do governo federal, sendo eles o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Ministério do Desenvolvimento Social, o Ministério da Educação, o Ministério das Cidades, a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (SEPPIR).
Data – 29 de setembro de 2011
Local – CTG Batalha do Seival (Vila Operária) Candiota – RS
Horário – das 9:00 às 16:00 hs (com almoço no local)
PROGRAMAÇÃO
Solenidade de Abertura - 09h30min
Apresentação do diagnóstico Regional – 10h
Apresentação de Proposições para o desenvolvimento - 11h30min
Almoço - 12h30min
Plenária de debate - 13h30min
Encaminhamentos – 15h
Encerramento - 16h
Estarei participando deste Seminário, juntamente com integrantes do MPA, e posteriormente repassando as informações para nossa comunidade vicnulada Agricultura Familiar .