Pequenos agricultores podem ter venda regionalizada autorizada
Uma proposta para regionalizar a comercialização dos produtos da agricultura familiar será encaminhada para os 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento do RS até o final do mês. Os Coredes poderão sugerir mudanças antes da aprovação, no primeiro semestre. O documento está em elaboração por Ceasa, Emater e Secretaria do Desenvolvimento Rural. Outro projeto semelhante tramita há pelo menos dois anos e prevê a venda de produtos de agroindústrias familiares a outros municípios do estado.
Atualmente, estes podem comercializar seus produtos apenas dentro do próprio município, dificultando o crescimento destes estabelecimentos.
Governo deve liberar milho subsidiado a partir de março
As negociações com o Governo para a liberação de recursos aos atingidos pela estiagem só começaram a surtir efeito ontem. O benefício será utilizado principalmente para resolver problemas hídricos das propriedades. Já a liberação do milho prometido pelo governo para abastecer agricultores familiares atingidos chegará ao campo com subsídio, na melhor das hipóteses, em março. A Emater emitiu circular orientando escritórios a levantar o número de produtores interessados, que exclui avicultores, suinocultores e criadores de gado leiteiro integrados. O prazo de retorno dos municípios encerra-se dia 10. O gerente da Emater Dulphe Pinheiro Machado espera que, na semana que vem, possa ser montando o sistema de distribuição.
Com o subsídio federal que ainda depende de um mecanismo de equalização, cada agricultor terá direito a até 100 sacas/mês por 90 dias a R$ 19,10 a saca, o que significa o preço mínimo acrescido de 10%. Como o valor é bastante inferior ao Programa Balcão (R$ 27,00), a Conab terá de deslocar milho do MT, o que levará 20 dias face à obrigatoriedade de leilão.