Foto: Silo 01 e as fundações do Silo 02
Foto: Nilso Pinz (verde) e Biriba (boné azul) junto ao gerador que será utilizado
para o funcionamento inicial.
Nesta quinta feira (29), fui fazer uma visita a um local que vem chamando a atenção dos que transitam pela ERS 265, na entrada de quem vai para a Solidez, ali as margens da rodovia, ergue-se um complexo de secagem e armazenagem de grãos de propriedade da Comercial Bergmann, que em uma área total de 2,5 hectares esta mudando a paisagem da localidade. Ao me deslocar para o local me acompanhava o Nilso Pinz profundo conhecedor da região que assim como eu, estava curioso para saber mais sobre este empreendimento, ao chegarmos ao local fomos recebidos pelo proprietário, conhecido como Biriba, que gentilmente nos propiciou todo conhecimento do projeto, bem como levou-nos a conhecer a área física do mesmo.
A Comercial Bergmann, Silos de Secagem e Armazenagem de Grãos, como doravante será denominada, ocupa uma área de 2,5 hectares , composta por uma completa infra estrutura com capacidade de armazenagem em torno de sessenta mil sacos de grãos e capacidade de secagem de vinte mil toneladas de grãos hora. Também faz parte da estrutura uma moderna balança digital para pesagem de até oitenta toneladas, escritório informatizado e demais benfeitorias necessárias para o bom funcionamento da empresa.
Questionado quanto ao investimento na obra, Biriba relatou-nos que ainda não fez as contas, mas que certamente ultrapassará a um milhão de reais, após a conclusão do empreendimento e quanto à geração de empregos diretos ele estima que seja gerado dez empregos diretos e outros tantos indiretos, quando o complexo estiver a todo vapor. Falando a respeito do investimento questionei-o quanto a participação de órgãos governamentais no auxílio à realização do projeto, relatou-nos que recebeu da municipalidade apenas uma máquina para terraplanagem inicial sendo responsável pelo pagamento da hora trabalhada e na esfera federal conta com financiamento do BNDES o qual cobre apenas a aquisição dos equipamentos.
Quanto à inauguração da obra a expectativa é para os primeiros dias do mês de abril, ainda sem a plenitude total de sua capacidade, pois houve alguns atrasos, principalmente na área do fornecimento de energia elétrica, pois serão utilizados mais de 150 kwa.
Após esses esclarecimentos e a tour pelo futuro complexo de silagem de grãos, parabenizamos esse empreendedor canguçuense, pela sua visão empresarial e a coragem de fazer tal investimento, praticamente com a cara e a coragem.
Foto: Balança
Foto: Armazém
Foto: Silo 01 par armazenagem de grãos
Foto: Silos de secagem