domingo, 18 de março de 2012

VER. JOSÉ FERNANDO O GRANDE VITORIOSO DA CONVENÇÃO DO PP


Ver. José Fernando Mota

O leitor talvez estranhe o título desta postagem, mas para quem acompanhou a trajetória do falecido Vereador José Fernando, vai entender o que eu estou a escrever. Voltemos ao início de 2011, na época o nome do Ver. Zé Fernando como era popularmente chamado, via seu nome em ascensão para ser candidato a Prefeito, e não era só de uma corrente do seu partido, seu nome era citado em qualquer roda de conversas a respeito das eleições municipais de 2012, quase que uma unanimidade, visto a sua postura no desempenho de seu mandato de vereador e sua história como funcionário público municipal, bem como no seu desempenho como secretário municipal, seja na Fazenda ou na Secretaria de Obras.
Sua trajetória como homem público, foi coroada com sua eleição para Vereador, o que muitos não acreditavam, pois contra ele dizia-se muito antipático, secarrão, enfim diversos adjetivos que o desqualificavam para uma vitória nas eleições. Mas uma coisa ninguém poderia falar, contra sua honestidade e conseqüente zelo com o dinheiro público, em seus pronunciamentos até tornava-se repetitivo ao falar a respeito e assim foi conquistou sua eleição e após assumir sua cadeira no legislativo, seguiu em sua trajetória, batendo de frente, muitas vezes com seus colegas de bancada (Ver. Madri principalmente) e até com seu Executivo, mas é bom que se diga, nunca acusando o Prefeito Cássio, pois dizia não acreditar em muitas coisas que o Prefeito fazia, dizia então que o Prefeito estava mal assessorado e ai incluía-se o Secretário Andrio Aguiar (lembram o caso da pista de skate), inclusive dizia na prefeitura que ele era o líder da “oposição”.
Mas eis que veio a doença e seu falecimento, assumindo sua cadeira o 1º Suplente Ver. Joaquim Paulo Machado (Papança), na bancada os Vereadores então que estavam “meio brigados” com o falecido Ver. Zé Fernando, vislumbraram caminho livre para suas pretensões, ou seja, colocaram seus nomes a disposição do partido para concorrerem a Prefeito nas eleições municipais do corrente. De um lado os postulantes da bancada Ver. Madri e o Ver. Ubiratan, do Executivo o Secretário Andrio Aguiar, teve outros nomes, mas a verdade eram esses três os postulantes, coincidência ou não, “desafetos” do falecido Ver. Zé Fernando, mas eis que após anunciar sua aposentadoria na política o Ver. Joaquim Paulo volta atrás e vai mais longe, confirma seu desejo de postular a vaga de candidato de seu partido a Prefeitura, o que já era um desejo do Ver. do qual ele herdou a cadeira.
Deflagrado o processo de escolha do pré candidato a Prefeito do PP, pelo seu Presidente Cássio Motta através de uma pesquisa onde se somaram outros nomes, ganhou quem? O Ver. Joaquim Paulo, com uma significativa margem de votos para os outros nomes Secret. Andrio Aguiar e Ver. Ubiratan, o outro Ver. Madri não figurou, portanto ai na pesquisa já caia um dos “adversários” do Ver. Zé Fernando, seguindo o processo determinado pelo timoneiro do PP, Prefeito e Presidente do PP Cássio Mota, no qual a escolha do nome para ser o pré candidato a prefeito do PP se daria através de votação dos membros do Diretório Municipal, que deveria optar por um dos três nomes apontados pela pesquisa: Ver. Joaquim Paulo Nunes, Secretário Andrio Aguiar e Ver. Ubiratan Rodrigues.

Chegada à data da pré-convenção, um dia antes o Ver. Ubiratan Rodrigues retira-se do processo, cai ai mais um “desafeto” do Ver. Zé Fernando e no sábado (17) dia da votação, continuam na disputa Ver. Joaquim Paulo e o Secretario Andrio Aguiar.
Estive na parte da manhã na pré-convenção, o ambiente era tranqüilo, com os pré candidatos, tomando chimarrão o Ver. Papança, mais na sua, cumprimentando um e outro, achei o Secretário Andrio mais a vontade junto aos convencionais. Escutando um e outro dos membros do Diretório do  PP, previ uma disputa acirrada.
Por volta das quinze horas foi encerrada a votação e iniciado o escrutínio, vitória do Vereador Joaquim Paulo Nunes, e não foi uma vitória apertada, pelo contrário a diferença surpreendeu a muitos: 30 a 14 e um voto nulo. Portanto caiu mais um dos adversários do saudoso Ver. Zé Fernando e em uma derrota para não deixar dúvidas.

Oficializado o resultado pelo Presidente Cássio Mota, seguiu-se os pronunciamentos, primeiro do candidato derrotado, após do candidato vencedor, finalizando com um bonito gesto do Presidente Cássio Motta, puxando para seu abraço os dois candidatos e falando ao Ver. Joaquim Paulo o escolhido pelo Diretório, disse “Ver. Joaquim quero te dizer que tu és o nosso candidato a prefeito e te levarei aos quatro cantos de nosso município, até a lugares que tu não conheças para te anunciar  como meu sucessor”.
 O resultado  se fosse o Ver. Zé Fernando com certeza seria o mesmo, resta agora ao seu sucessor Ver. Joaquim Paulo Nunes, arregaçar as mangas, aparar arestas existentes por conta do processo que culminou na sua escolha para ser o candidato a Prefeito e entrar de peito aberto nas eleições 2012, a seu favor a tradição política que envolve seu nome, os caciques do PP e sem dúvida o trabalho do Prefeito Cássio Mota reconhecido inclusive pelo atual Presidente da Câmara de Vereadores Ver. Gilberto Degar da oposição, como a melhor administração em cinco mandatos em que ele é vereador e não posso esquecer a estrela do saudoso Ver. José Fernando Mota, que com certeza de onde estiver esta acompanhando toda essa história que poderá culminar com a eleição do seu sucessor a Prefeitura municipal de Canguçu, concretizando-se uma vontade que éra sua, mas que infelizmente não se concretizou.

Ver. Joaquim Paulo (Papança)
Pré Candidato a prefeito do PP de Canguçu
Nota do editor do blog: Em 9 de novembro de 2011, postei matéria a respeito de que o Ver. Joaquim Paulo Nunes seria o provável candidato a Prefeito do PP.