terça-feira, 5 de junho de 2012

PROGRAMA MARCOS SCHWAB REPÓRTER

Foto arquivo Rádio Kerb - Alemão Gaúcho

Caros leitores estive afastado deste blog, pois estava acompanhando o desfecho do estado de saúde do agora saudoso Dário Griep o Alemão Gaúcho, por praticamente 45 dias estive no Herval ao lado dos amigos, fazendo o programa Mate Amargo e atendendo no Bar do Alemão Gaúcho e ainda entristecido pela partida do Amigo e um dos fundadores da Rádio Kerb e aqui abro um parêntese para externar aos leitores um pouco da história desse, homem que, claro não era uma unanimidade, aliás como nem Cristo foi, mas que para mim em quase dez anos de convivência,  um grande parceiro quase um pai, fui  incentivador do mesmo, para fazer o programa tradicionalista da rádio, pois via nele um talento nato para preencher o espaço até então ocupado por mim, gostava das lidas gauchescas, da vestimenta, da música e tinha um jeitão bagual que o tornava simpático a todos. Faltava-lhe tirar o "medo" do microfone o que foi fácil, pois no início fiquei ao seu lado tipo o entrevistando e ele foi pegando o jeito e tomou conta do programa Mate Amargo, criando seu estilo próprio e inigualável, em quase uma década de comunicação.
Nesses quase dez anos de convivência, estreitamos nossos laços de amizade, tomamos muito trago juntos, algumas aventuras, muitas mateadas, jantas, mocotós, gravação dos programas mate amargo ao vivo, longas conversas a respeito de problemas pessoais que nos afligiam, e ainda uma campanha política que o levou a segunda suplência do PSDB na Câmara de Vereadores, campanha esta em que foi incansável e muita gente aproveitou-se de seu jeito bonachão, da sua amizade para prometer e não cumprir, caso contrário com certeza seria um dos vereadores eleitos na campanha de 2008.Em quase uma década do convívio com sua família, pude observar seu bem querer aos filhos a esposa Marli aos netos, genros e noras, aos demais da casa e da rádio, amor esse demonstrado do seu jeitão bagual, sabe como é o gaúcho não é dado a demonstrações efusivas de afeto.
Quantas vezes nos aconselhamos a respeito de assuntos relacionados ao nosso cotidiano, saímos em visitas, em reportagens que eu fazia na região, nas compras de gado para o açougue, aonde ele chegava com seu estilo gauchesco e gritão era sempre bem vindo. “Na rádio seu bordão: ‘BUENAS ESTAMOS DE VORTA AQUI NA RÁDIO KERB HERVAL”, marcou na memória de todos os seus ouvintes e ainda hoje ecoa em nossos ouvidos... e há quem diga parece mentira.......que não esta entre nós.
Durante sua enfermidade, enquanto eu apresentava o Mate Amargo, o telefone não parava de tocar, eram seus ouvintes perguntando por seu estado de saúde, no hospital, mesmo com visitas proibidas, não havia quem pudesse conter a porta do quarto o desejo de seus amigos em vê-lo trocar algumas palavras com o Alemão Gaúcho... eu fui visitá-lo na UTI onde conversamos bastante pois ele estava melhorando e ali acertamos para que eu fizesse o mate amargo enquanto ele se recuperava, em seguida ele foi para o quarto e lhe foi dado alto na véspera de seu aniversário dia 21 de abril. Também nesta oportunidade em que ele estava em casa pude conversar a respeito do programa, da doença que o acometia, até o dia em que ele teve uma piora e acabou retornando para o hospital de Canguçu, onde esteve primeiramente no quarto depois para UTI e posteriormente numa última tentativa da família em sua recuperação, a sua transferência para Pelotas onde internado na UTI acabou não resistindo e vindo a falecer, num domingo, no alvorecer da madrugada. A hora que os galos cantam para despertar o gaúcho... calava-se para sempre o  nosso Gaúcho gritão...Alemão Gaúcho.. Por quarenta e cinco dias, tal qual guerreiro farroupilha, peleou bravamente, mas a enfermidade foi mais forte e acabou vencendo-o, tal sofrimento certamente serviu para como diz o gaúcho "lavar a alma" deste parceiro e encaminhá-lo a "Estância Divina" aonde com certeza chegou gritando: "Buenas estamos chegando, para mais uma apresentação..."Após seu falecimento, e as homenagens que se seguiram, inclusive na saída da Igreja, onde seus amigos cantaram aos som da sua gaita (Tocada na oportunidade pelo gaiteiro Idoli Marques) a música Querência Amada, de seu ídolo Teixeirinha, até a sua derradeira morada, tive a real noção do quanto o mesmo era querido, pois muita gente foi despedir-se e prestar algum tipo de reverência.
Passado, esta etapa tem o difícil recomeço principalmente da família e eu que me sinto um pouco da família, não me sinto diferente, a princípio ficaria sob minha responsabilidade a apresentação do programa Mate Amargo, mas confesso tarefa que parecia fácil, mas que na prática não se confirmou, pois parece que há qualquer momento o Alemão Gaúcho, vai invadir o estúdio e dizer "Buenas... estamos de vorta.E a gente fica naquela, como seguir apresentando, tentar imitar, criar outro estilo, como não encontrei respostas e em respeito à memória do amigo...e por problemas particulares, prefiro dar tempo ao tempo...quem sabe aparece um gauchão para seguir mantendo acessa a chama do verdadeiro tradicionalismo na Rádio Kerb...
Enquanto isso me foi cedido um espaço, para apresentação de um programa do estilo que gosto de fazer, é aos sábados das seis as nove da manhã: Marcos Schwab repórter, entrevistas, reportagens, comentários e informações gerais de interesse de nossa comunidade e região...e como dizia meu amigo Alemão Gaúcho.."Esse é o nosso repórter o melhor da região" Obrigado Alemão Gaúcho.....descanse em Paz !!!!!