sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A QUESTÃO DO LIXO NO MUNICÍPIO DE CANGUÇU


Foto Canguçu On Line: Ver. Errolsdinei Borges (Rodinha) PT



Participei da sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, realizada no dia 07/02 com a Audiência Pública para tratar de assuntos relacionados a questão do recolhimento do lixo de Canguçu. Presença da Secretaria Municipal do Planejamento e Meio Ambiente, Secretário Municipal de Obras Públicas dentre outras autoridades. Plenário lotado, ex-secretários e atuais, bem como pessoas ligadas ao recolhimento do lixo. Na abertura da Sessão
na qualidade de autor do pedido da audiência, falou  o Ver. Errolsdinei Borges (PT), que dentre outros assuntos pertinentes, salientou o gasto mensal da administração em torno de quarenta e cinco mil para mandar o lixo para fora de nosso município, conforme contrato realizado pela anterior administração.
.Após falou  o Secretario Municipal de Obras, Sr. Néviton Norenberg, que falou a respeito da precariedade do parque rodoviário da secretaria para realizar o serviço como a população merece. Afirmando que ha necessidade de adquirir mais dois caminhões compactadores de lixo e que  o custo para o recolhimento do lixo  é elevado e o  serviço prestado de baixa qualidade. Dentre outras colocações o secretario aponta que a solução que esta sendo estudada é a terceirização do recolhimento do lixo e ou a locação de equipamentos para a realização do mesmo de acordo com o que a comunidade merece.
Salienta ainda que outras alternativas junto a diversos ministérios estão sendo procuradas, tais como financiamentos, parcerias dentre outros.
A Secretária do Planejamento e Meio Ambiente, pronunciou-se a respeito de que existe na secretaria um projeto de recolhimento de resíduos sólidos e que o mesmo esta em fase de implantação, também da coleta seletiva do lixo qual esta em andamento.. Nesse momento o Diretor da área explica o funcionamento da coleta seletiva e os problemas correlatos, zona urbana e rural. Relata também o Diretor que o equipamento usado esta aquém das necessidades da população, pois existe apenas um caminhão para a coleta seletiva, ou seja assim como os demais secretários explanaram a administração anterior não dotou as secretarias dos equipamentos necessários a realização dos serviços relacionados ao processo de coleta do lixo, principalmente no que tange a aquisição de caminhões específicos para realização dos serviços e também a falta de pessoal. Esta sendo projetado, a aquisição de mais um caminhão e alocação de pessoal. A Secretária Aline fala novamente  a respeito do recolhimento dos pneus, baterias, pilhas , remédios e que nesse caso a Prefeitura não pode se responsabilizar pelo recolhimento desse material.
A Secretaria da Cooperativa de Recolhimento de Lixo Sólido de Canguçu , discorreu a respeito do trabalho realizado pela Cooperativa e dos problemas enfrentados pela mesma, no tocante a falta de equipamentos e de pessoal. Encerrada a explanação dos convidados o Presidente da Câmara passou a palavra aos Vereadores para os questionamentos. Na oportunidade diversos Vereadores fizeram questionamentos, quanto ao recolhimento do lixo na zona rural, do recolhimento do lixo de material eletrônico, baterias, pneus e remédios. Também foram relacionados questionamentos a respeito da baixa remuneração dos funcionários da Cooperativa algo em torno de meio salário mínimo por mais de oito horas de trabalho e a respeito do recolhimento de lixo nos períodos de feriado. Outro questionamento foi a respeito a utilização de nossos arroios como depósito de lixo o que pode ser feito para que isso não aconteça, e a respeito do tratamento do esgoto de nossa cidade. Ver. César questiona a respeito do recolhimento dos pneus nas borracharias. Pessoal da Cooperativa se manifesta, dizendo que não estão sendo valorizados, que o espaço destinado a eles é muito pequeno e que ainda tem que concorrer com o recolhimento de lixo normal da prefeitura, falta de material e equipamentos para a realização do trabalho de acordo com as necessidades para a posterior comercialização, salientam ainda a falta de segurança no local da sede da cooperativa, que não possui segurança e o pouco que recolhem ainda são roubados e a  falta de apoio da administração.
Na parte das respostas  aos questionamentos, o Secretario Neviton Norenberg, foi o primeiro a se manifestar, onde mais uma vez salienta a falta de caminhões compactadores para o adequado recolhimento do lixo e que esta sendo estudado a aquisição de novos caminhões ou a terceirização da coleta de lixo e que em estudos realizados chegou se ao valor de 109 reais a tonelada. Salientou também o Secretario que a atual administração esta iniciando seus trabalhos e conta com apenas 27 dias de ações e que muito tem que ser feito e que esta a disposição dos Vereadores e da comunidade para em parceria buscar as soluções para os problemas questionados pelos Vereadores e a platéia presente. Em seguida a Secretaria Aline do Meio Ambiente e Planejamento, da mesma forma salientou o pouco tempo de governo, que são sabedores dos problemas e que estão trabalhando para a solução dos mesmos. Quanto ao recolhimento de pneus e lixo eletrônico, esta sendo buscada uma solução junto a promotoria pública, já que a Prefeitura não pode criar ecopontos para o recolhimento dos mesmos.Quanto ao lixo em terrenos baldios a fiscalização será intensificada e os mesmos multados, e que existem apenas três fiscais para a realização do serviço e ainda que muitos proprietários alegam que não são os depositantes do lixo em seus terrenos. Quanto as questões da Cooperativa estão sendo buscadas soluções para colocação de um vigia no local e também a aquisição de uma nova prensa para adequação as necessidades da Cooperativa. E também conclui dizendo que esta a disposição dos Vereadores e da comunidade para a busca da solução dos problemas que são de todos.
Foi encerrada a Audiência Pública, que foi muito boa, principalmente para o pessoal da Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos de Canguçu, que aproveitaram a oportunidades para exporem seus problemas que não eram de conhecimento da maioria.Quanto aos demais questionamentos teremos que esperar o andamento da atual administração para a busca da solução dos mesmos. Concluindo  eu diria ja assisti outras audiências no mesmo sentido e a prova de que nada ou muito pouco foi feito esta na realização da audiência de hoje, mas vamos acreditar na nova administração.
Parabéns ao Vereador Rodinha, pela sua preocupação e proposição da Audiência, o assunto é sério e não pode parar por aqui, o município de desenvolve, a população vem aumentando e em consequência o lixo, portanto é preciso também trabalhar no sentido da concientização dos municípes para que abraçem a causa que é de responsabilidade de todos. Outras plenárias, a meu ver devem ser realizadas inclusive no interior do município e urge que  a Administração faça a sua parte colocando a disposição os meios necessários para, por exemplo o recolhimento do lixo na zona rural.
Em tempo enquanto se realizava a Audiência, postei no face em tempo real o que estava sendo falada pelas autoridades presentes, e o tema mais comentado foi a respeito da possível terceirização da coleta de lixo no município, com os internautas levantando dúvidas com relação ao custo benefício de tal possibilidade, inclusive reportando-se a a casos de terceirização que deram em falcatruas na administração pública, servindo para manutenção do caixa 2..etc...