A reportagem da Rádio Kerb FM esteve nesta segunda feira (22), participando de mais um ato de mobilização contra os desvios do pedágio da BR 392m, desta vez no KM 107, estrada que da acesso a localidade de Ares Alegre 1º Distrito de Canguçu, distante mais ou menos 4km da praça do pedágio da Ecosul. Na oportunidade verificamos a colocação por parte da concessionária da rodovia de duas chicanes com a finalidade de limitar a passagem de veículos pelo local, principalmente de camimnhões que segundo informações estavam utilizando a estrada municipal para desviarem da praça de pedágio e assim não pagarem o mesmo.
Ocorre que transportadores de tabaco se viram prejudicados com a delimitação pois há casos de os motoristas terem que fazer a mais 20 km, para poderem carregar o fumo nas propriedades dos produtores, além é claro de terem que pagar o pedágio por duas vezes. Tal situação revoltou não só os transportadores de tabaco, bem como os produtores que como no caso que acompanhamos hoje tiverem que carregar sua produção no "braço" até o caminhão o que fizeram acompanhados de auoridades presentes como foi o caso do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Ver. Vinicius Pegoraro (PMDB) que afirmou a nossa reportagem que ele tem a solução para o problema e se o Prefeito Municipal, não quer resolver que se licencie do executivo municipal juntamente com seu Vice, que ele ao assumir tomaria as providências legais e cabivéis ao caso, através de um Decreto normatizando o usos dos desvios do pedágio sem prejudicar a cadeia produtiva de nosso município. Da mesma forma contra as "chicanes" e a favor dos produtores e transportadores de tabaco manifestou-se a nossa reportagem o Ver. Rodnei Jacondino (PSDB), perguntando ainda onde anda o Sr. Prefeito que não se manifesta a favor da produção primária de nosso município.
Foto 01: Local onde foram colocadas as "chicanes" para osbtruir a passagem de caminhões no KM 107 da BR 392 estrada que da acesso a localidade de Ares Alegre 1º Distrito de Canguçu
Foto 02: Essas "chicane" ficam localizadas proximo a propriedade da Sra. Nadia Tessmer Santin uma produtora de Tabaco que foi prejudicada com a colocação das mesmas, pois o caminhão da transportadora de tabacos para a empresa ATC tem que fazer mais 20 km para chegar a sua propriedade para carregar a sua produção, antes éra algo em torno de 500 mts e o transportador tinha acesso a sua propriedade, ou seja agora o caminhoneiro tem que andar mais 20km e ainda pagar o pedágio para poder carregar a produção. E neste dia em protesto o pessoal carregou o caminhão levando a produção nos braços, conforme registro nas fotos abaixo.
Foto 03: Manifestantes carregam fardos de fumo da propriedade do produtor até o caminhão do Sr. Darci Ropke transportadopr da ATC Tabacos, na foto é o Presidente do Poder Legislativo Municipal Ver. Vinicius Pegoraro que ajuda no carregamento.
Foto 04: Transportador da ATC , Sr. Darci Ropke e ao fundo a produtora de fumo Sra. Nadia Tessmer Santin, auxiliada por outra produtora de tabaco carregam o fumo da propriedade para o caminhão, que por causa das chicane não pode chegar a sua propriedade, que fica localizada a 300 metros da chicane.
Foto 05: Marcos Schwab repórter da Rádio Kerb FM, entrevista o Sr. Darci Ropke organizador da mobilização direto para o programa do Bebeto.