Nesta manhã de sábado (11.10) enquanto estava na apresentação do Prog. Marcos Schwab Repórter na Rádio Kerb FM, recebi a visita do produtor Rural Fabricio Bergmann o qual me relatou que por volta das 03:30 da madrugada de sexta para sábado, flagrou em sua propriedade localizada no Herval 2º Distrito de nosso município, a ação de abigeatários que estavam carregando vivos dois animais em uma camionete saveiro branca, os abigeatários ao perceberem que foram percebidos, fugiram carregando apenas um animal, em direção ao São Lourenço pela ERS 265, na propriedade ficaram as pegadas de pés descalços e dos pneus da camionete. Após essa noticia, também recebi a visita do Sr. Andriel Schultz, também morador do Herval, que me relatou o sumiço de sua propriedade de uma novilha na mesma madrugada e que também verificou marca de pés descalços e pneus que seriam das mesmas caracteristícas apontadas pelo produtor rural Fabricio Bergmann, também há relatos de que essa saveiro branco foi vista trafegando pela localidade por voltas das 16:00 hs de sexta feira (09/01).
Esse é o quarta ocorrência de ação de abigeatários em nossa região em menos de trinta dias e com as mesmas características, camionete pequena e o uso de pés descalços pela bandidagem, agora apelidada de a QUADRILHA DOS PÉS DESCALÇOS, que já teria agido na região roubando o Açouque Griepe Krolow no Herval, Açouque de Volnei Timm em Taquaral e o Açouque Karnopp em Santa Augusta.
No ano passado pecuaristas estiveram mobilizados e solicitaram providências junto a Promotoria Pública ações para estancar essa prática delituosa em nossa região. Duas audiências foram realizadas, com a presença além da Promotoria também de representantes da Brigada Militar da Policia Civil e Câmara de Vereadores, mas de concreto para a solução do problema ficou para 2015.
Aguardemos, pois....enquanto isso a Quadrilha dos pés descalços continua agindo, restando aos produtores rurais a sorte de não serem visitados pelos mesmos ou montarem guarda em suas propriedades tomando para si ações do governo na área da segurança que o mesmo se mostr cada vez mais inoperante.
Ja tenho dito em meus programas de rádio aqui na Kerb FM, que Canguçu é diferenciado dos demais municipios da região, aqui temos que voltar ao tempo das Patrulhas Rurais com destacamentos montados com toda estrutura em cada distrito, a presença física da Polícia na localidade já inibiria as ações criminosas por parte dessas quadrilhas que infernizam a polução ordeira e trabalhadora ligada a agricultura familiar responsável direta pelo progresso de nosso município.
Vou sugerir ao Presidente de nossa Câmara de Vereadores, Ver. Rodnei Jacondino (PSDB), que juntamente com o Dep. Pedro Pereira (PSDB), ambos pertencentes ao PSDB partido que faz parte da base de sustentação do atual Governo do Estado, agendem uma audiência com o Secretario da Segurança Pública de nosso Estado, Comando da Brigada Militar e Policia Cível para que seja buscada uma solução para esse problema em nosso município e região