Foto Antoniéla Fonseca: Audiência Pública Duplicação BR 392
Na tarde de segunda-feira (30/11) às 14 horas, aconteceu uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores, proposta pelo Ver. Rodinha (PT) com participação do Deputado Zé Nunes (PT) representado Assembleia Legislativa com a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, para tratar sobre a Duplicação da BR 392.
Estavam presentes o Presidente da Comissão Deputado Adilson Troca (PSDB), Deputado Zé Nunes (PT), Deputado Pedro Pereira, Engenheiro Coordenador do DNIT regional Henrique Coelho, representante da ECOSUL Mateus, Secretário do Desenvolvimento de Estado Ronaldo Eltz, Presidente da Associação Comercial de Pelotas Max Michels, Prefeito de Canguçu Gerson Nunes, Prefeito de Morro Redondo Rui Brizolara, Prefeito de São Sepé Leocarlos Girardello e os Vereadores desta Casa Legislativa.
Durante a Audiência todos falaram sobre a importância da duplicação da BR 392, já que a mesma liga Santa Maria até o Super Porto de Rio Grane, sem contar que muitas cargas vindas da Serra e do Norte do Estado do Rio Grande do Sul passam pela mesma, pois antes se tinha um fluxo maior de carreteiros em época de safra de soja, mas devido a grande demanda dos agricultores, hoje todo o dia há carretas transitando nas faixas. Porém, além de carretas e caminhões, também temos um elevado número de veículos de passeio que transitam diariamente, e com esta quantidade elevada de veículos que rodam pela BR 392 tem ocorrido muitos acidentes, assim sendo necessária a duplicação para reduzir os acidentes e a perigosidade que a mesma oferece.
Também, se comentou sobre a RS 265 que liga Canguçu à Piratini, a qual não é afastada e na maioria das vezes é intransitável, o ônibus Embaixador que faz esta linha muitas vezes deixou de fazer este trajeto pelas péssimas condições da estrada, se pede para que o Estado tomem atitude em relação a melhoria das RS.
Então, a ECOSUL garantiu que procura manter sempre em bom Estado a BR 392, e em caso de duplicação garante a relocação das pessoas que habitam próximas a faixa, que serão indenizadas. O Coordenador regional do DNIT Pelotas, mencionou que para que haja a duplicação é necessário que se continue debatendo sobre esta viabilidade, pois o processo é lento, desde o projeto até a execução das obras e todos devem estar de acordo, principalmente a comunidade. Após, o Presidente da Comissão Adilson Troca (PSDB) pediu para que fossem encaminhadas as demandas para o DNIT estadual e federal, para acelerar o processo de melhoria nas rodovias, conforme ditas ao decorrer da Audiência Pública BR 392 e RS 265.
Falando sobre a duplicaçãoda eferida BR o representante de Canguçu no Parlamento gaúcho afirmou; Que é fundamental a duplicação da rodovia, para evitar acidentes e garantir mais agilidade no transporte das cargas até o Porto de Rio Grande. O deputado ainda lamentou que, muitas vezes, a região sul seja esquecida pelos governos estadual e federal.
Matéria: Antoniéla Fonseca (Estagiária de Jornalismo).