terça-feira, 31 de março de 2020

ENQUANTO O COVID 19 SE ALASTRA NO PAÍS...A ESTIAGEM PERSISTE EM NOSSO MUNICIPIO.

Foto: Familia Santos da Silva da Armada 5º Distrito

Em nosso município, enquanto acirra-se o debate em abrir o comércio ou não, seguir no isolamento horizontal para todos ou somente os idosos ou os que  pertençam ao grupos de risco.
No interior do município, os  moradores sofrem com a falta de água potável, estão todos arregaçando as mangas na procura  desse liquido indispensável para nossa sobrevivência.
Em conversa com moradores da Armada 5º Distrito, me relataram, que já esta escassa a água para os animais e começaram os trabalhos de abertura de "cacimbas",e ou  poços artesianos, todos empenhados na procura de água potável, conforme fotos que me mandaram.
Na dia 09 de janeiro Canguçu decretou situação de emergência em relação a estiagem que assola o município. A situação já vinha sendo monitorada e após recebimento de laudo da EMATER, que comprova os danos a produção agropecuária, o decreto foi encaminhado a Defesa Civil.
Com finalidade de amenizar os efeitos causados pelo período de estiagem no município, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário está realizando agendamentos para a construção de poços e cacimbas.
Até o momento já foram efetuados aproximadamente 40 poços e açudes, priorizando áreas mais afetadas pelo período de seca no município. Vale ressaltar, que para a efetivação do serviço é cobrada uma taxa.
O agendamento de poços é uma medida tomada em situações de emergência e encontra-se em execução, com a finalidade de diminuir os impactos ocasionados pela escassez de chuvas.
Fotos: Família Santos da Silva , residentes na Armada 5º Distrito de Canguçu