Cartaz da campanha
A Administração Municipal, quer saber o que a população pensa sobre a reabertura do comércio e o que se lê nas redes sociais é que a população esta dividida a respeito, claro empresários, assim como em todo o País são a favor da reabertura, pois de portas fechadas não vendem e não vendendo como vão pagar seus fornecedores, aluguel e funcionários sem contar com os impostos e por outro lado tem seus colaboradores como vão receber e se não recebem como vão também pagar suas contas e assim fica ruim para todo o sistema. Quem trabalha, em rádio a preocupação é maior, pois o comércio fechado não faz propaganda e assim nossos patrocinadores vão cancelando suas mídias, pois não tem para quem vender e ai ficamos na mesma que os demais, só com as contas a pagar.
Noto que nesse sentido a população já pensa num meio termo, tipo fica de quarentena, só os que fazem parte do grupo de risco e os idosos, os demais poderiam retornas a suas atividades, mas claro seguindo as precauções atinentes a prevenção do Covid 19, até porque nos demais estados já esta havendo uma flexibilidade, principalmente em municípios onde não foi constado nenhum caso concreto e nem suspeito, mas claro não é fácil tomar uma decisão no sentido de abrir o comércio, flexibilizar o Decreto Municipal, aqui já houve casos suspeitos, rola na internet que a Italia primeiro pensou em salvar a economia e agora contas seus mortos que aumentam dia a dia.
Guardadas as particularidades de cada País, pois na Italia é inverno, as casas são muito próximas uma das outras, ruas estreitas e sua população composta por grande numero de idosos e fumantes e aqui País com dimensões continentais, clima sub tropical, numero menor de idosos e fumantes, portanto poderia se concluir que aqui o Covid 19 teria menos condições de se alastrar e bastaria que a população atendesse e respeitasse as normas vigentes impostas pelo Ministério da Saúde, quanto a higiene pessoal e comportamento social, evitando aglomerações, contato físico e assim por diante, ficando o isolamento social aos idosos e aos que perteçam a grupos de riscos.
Portanto, não será facil para a administração municipal tomar uma decisão, portanto a população esta sendo chamada para colaborar com o que achar melhor a ser feito pelo Executivo municipal, lembrando que a nível federal, já estão sendo tomadas providencias no sentido de minimizar o impacto junto ao empresariado e a classe operária, com a oferta de financiamentos e abono de 600,00 reais , para trabalhadores do setor informal, um dos mais prejudicados com a quarentena.
Texto da matéria da Prefeitura:
A era covid 19 será conhecida pelos dilemas e pelas decisões drásticas necessárias ao enfrentamento desse problema global. As angústias decorrentes da doença e das medidas adotadas na tentativa de superá-las giram em torno de dois temas centrais. Para alguns, o isolamento social indiscriminado seria medida exagerada e desproporcional, os consequentes prejuízos à economia gerariam danos mais significativos à população do que a própria doença. Para a outra parte da opinião pública, não há outro caminho para preservação das vidas, especialmente dos mais vulneráveis.