quinta-feira, 2 de outubro de 2014

DEBATE DOS CICLOS QUASE LEVA A VIAS DE FATO NA CÂMARA DE VEREADORES


AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE A IMPLANTAÇÃO DOS CICLOS NA REDE DE ESTADUAL DE ENSINO EM NOSSO MUNICÍPIO.

Foto: Presença do público lotou o plenário

Aconteceu nesta quarta feira(01/10) na Câmara Municipal de Vereadores Audiência Pública para debater a implantação dos Ciclos na rede estadual de ensino em nosso município, Professores da rede estadual, pais e alunos, lotaram o Plenário da Câmara de Vereadores para debater a situação dos ciclos de formação por idade, previsto no projeto de reestruturação curricular das instituições de ensino no campo.
Durante a audiência, conduzida pelo Presidente da Casa Ver. Arion Braga (PP),foi dada a palavra as autoridades presentes e a primeira a se manifestar sobre o assunto foi a secretária adjunta da Educação, Maria Eulália Nascimento dizendo que a política da ciclagem é uma proposta pedagógica para escolas de até 50 alunos, que representa 9% do total do Estado, do 1º ao 9º ano. A ciclagem está sendo implementada no RS agora em 2014 e, de acordo com a SEC, tem o objetivo de evitar o fechamento de escolas por falta de alunos. Porém, Maria Eulália afirmou na audiência que, em escolas com mais de 50 estudantes, a implantação do sistema não é obrigatória.

Foto: Presidente Ver. Arion Braga (PP) no encerramento da Audiência

A grande questão exposta pelos educadores, pais e alunos, foi debater a forma como foi colocada a implantação da ciclagem no RS, considerada por muitos professores e diretores de escolas precipitada e sem discussão junto a grande parte das instituições de ensino. Outro ponto é a qualificação dos professores e a disponibilidade de profissionais para atender à demanda, que é fundamental para manter da qualidade da educação no campo.
Foto: Secretária Municipal de Educação ProfªLedeci Coutinho, Coordenador Profº Cirio Almeida e Secretária Adjunta da Educação Profª Maria Eulália.

Também se manifestaram, Vereadores e representantes de Professores e Escolas todos opinando contra a implementação dos Ciclos de Formação. Mas o momento tenso da audiência foi quando se manifestou o Coordenador da 5ª Coordenadoria de Educação Profº Círio Almeida, lembrando que as questões relacionadas a educação no Município de Canguçu são difíceis de acontecer exemplificando citou o caso da Escola Marechal Floriano no 4º Distrito onde segundo ele chegou informações que os Vereadores não queriam mais a implantação do ensino médio na referida escola. Quando então ao encerrar a audiência Presidente da Câmara, argumentou que o Coordenador havia faltado com a verdade, pois jamais a  Câmara seria contrária a um pleito da comunidade. Na saída do plenário o debate continuou entre o Presidente da Casa e a Secretaria Adjunta da Educação e o Ver. Cristiano Aguiar e o Coordenador da 5ª Coordenadoria Profº Círio Almeida estes quase chegaram às “vias de fato”, e foram proferidas palavras fortes pelos representantes da Educação em nosso Estado, desqualificando a educação realizada em nosso município, sendo que a Secretaria Adjunta vociferou; “Por isso Canguçu esta na rabeira nos índices de educação no Estado” no que foi vaiada pelos presentes...
Entenda o que é os Ciclos de formação;


Foto: Momento da discussão entre o Ver. Cristiano Aguiar (PP) e o Coordenador da 5ª Coordenadoria de Educação Profº Cirio Almeida

Entenda o que é os Ciclos de formação;

Os ciclos de formação são caracterizados da seguinte forma: O 1º Ciclo de Formação é formado por crianças de 6, 7 e 8 anos de idade.  O 2º vai de 9 a 11 anos e o 3º compreende alunos com 12,13 e 14 anos.