segunda-feira, 23 de março de 2020

VACINAÇÃO DOS IDOSOS EM TEMPOS DE CORONA VÍRUS


Posto de Saúde do triângulo


Pois meus amigos, estive hoje pela manhã no Posto de Saúde, aqui do Bairro Zezeco Pereira, chequei por volta das 09:45, para fazer um procedimento de troca de bolsa coletora de urina, enquanto esperava o atendimento, pude observar que as atendentes do Posto, principalmente aquelas com atendimento direto ao público, usavam máscaras e luvas e a toda hora ministravam, com muita paciência e educação, orientações a respeito das normas de prevenção ao Covid 19. Paralelo a isso, ocorria a vacinação da Gripe, hoje para os idosos, aliás já havia ocorrido, pois foram administradas 30 doses pela manhã e à tarde, seriam administradas mais 30, por conta disso já se formava uma fila para o turno da tarde, composta por 15 pessoas e eram dez horas da manhã, ou seja 15 idosos (grupo de risco) encontravam-se aglomerados aguardando para as treze horas serem vacinados e ai pergunto ? Uma das principais orientações da normativa de prevenção ao Covid 19, é que os idosos não saiam de suas casas, pois pertencem ao grupo de risco a vacinação é rápida o problema que vejo são os deslocamentos e a espera na fila, pois segundo as informações é que por enquanto, serão aplicadas 60 doses por dia, o município ainda não recebeu o montante necessário para atender o público alvo. Há  possibilidade de a equipe de vacinação se deslocar até as residências o que no momento, segundo o que eu ouvi de uma funcionária do Posto é inviável, sendo este procedimento realizado só em casos extremos, tipo não ser possível o deslocamento do idoso até o Posto e tem que ser morador do bairro.
Outros municípios, pelo que ouvi nos telejornais a vacina esta sendo aplicado em outros locais a exemplo de farmácias, em Porto Alegre  a vacina está sendo aplicada em quartel da Brigada Militar, isso tudo para evitar as aglomerações então não seria o caso da Secretaria de Saúde, buscar novas alternativas para a aplicação da vacina até porque a procura está sendo muito grande e é uma forma das pessoas, principalmente os idosos se fortalecerem contra o Corona Vírus.
Sem contar que também observei, muitas pessoas chegando ao Posto para solicitar informações a respeito dos sintomas do Corona Virus, pois estavam suspeitando de haver contraído o vírus tendo em vista o estado de saúde em que se encontram.

Vejam o exemplo de Niterói:

Município que tem 18,7% da população formada por idosos, a corrida aos postos de vacinação foi grande no primeiro dia da campanha contra a gripe. A alta procura pela modalidade "drive-thru", em que o público é vacinado sem sair dos carros, formou longas filas pelas ruas, cenário que se repetiu no Rio de Janeiro. Fora dos veículos, a espera era de apenas 15 minutos.

Dados do último censo do IBGE

Nosso município possui uma população total de 53.259 habitantes, dos quais 8.724 são idosos  o que representa 16,38% da população, sendo que 36,42% residem na área urbana, dados do último censo, com bases nesse dados da para perceber que aglomerações serão inevitáveis e que medidas alternativas deverão serem tomadas para que a vacinação contra a gripe não prejudique normativas de prevenção ao corona virus.